Blog

Trabalho flexível é uma opção mais sustentável

A mudança de rotina mostrou que é possível melhorar a vida das pessoas e do planeta, poupando recursos, dinheiro e tempo das empresas.

Atualmente, vivemos uma época de pressão constante no trabalho e vida pessoal, onde tentamos o aproveitamento do tempo da melhor forma possível, mas na maioria das vezes, 24 horas não são suficientes para cumprir todas as obrigações. O esgotamento já é classificado como uma condição médica, e o stress é intensificado com o fato de estarmos conectados, por meio da internet, o dia todo, dificultando a separação de horas de trabalho e horas de lazer. Será que isso é sustentável?

Além da falta de tempo, o estilo de vida que as pessoas costumam levar acaba por abaixar a qualidade de vida além de prejudicar o planeta. Consumir coisas demais, viagens e deslocamentos a trabalho, refeições com embalagens para delivery, são detalhes que muitas vezes não são levados em conta, mas que no final, acabam tendo enorme impacto no nosso ambiente.  Hoje em dia temos muito mais consciência desses fatores, e é por essa razão que a busca de alternativas mais sustentáveis aumentou, como é o caso do trabalho flexível.

Adotando uma cultura de trabalho mais flexível, foi percebido que é possível gerenciar nosso tempo, nossos funcionários e nossos recursos de uma forma muito mais consciente e sustentável.  Esse estilo de trabalho pode ser o diferencial para quem está passando por muito stress, e ainda necessitam realizar outras tarefas na vida pessoal como cuidar de seus filhos e da casa. Essas pessoas, como também os idosos, se mostram mais aptos a participar do mercado de trabalho e compartilhar suas competências quando dado essa opção de trabalho.

Atualmente, apenas 9,8% dos anúncios de ofertas de trabalho mencionam a possibilidade de trabalho flexível. Mesmo assim, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido, 57% dos funcionários de tempo integral gostariam de modificar seu estilo de vida e aderir a cultura de trabalho mais moderna, com horários mais flexíveis.

Adotar essa maneira de trabalho trás muitos benefícios para a empresa, estes comprovados por estudos, como força de trabalho mais saudável, diversificada e satisfeita, o que aumenta a retenção de talentos e sua competitividade. Além de contribuir para o planeta, com a diminuição do gasto de gasolina, eletricidade e água pelos funcionários.

               

Rolar para cima

Junte-se a nós!

Faça parte da nossa comunidade YW.

Olá,

E-mail cadastrado. Em breve enviaremos novidades.
Obrigado!

Olá,

Em breve entraremos em contato.
Obrigado!